domingo, dezembro 05, 2010

Mercado Internacional 2010

Têm noção do Mundo que nos rodeia?!

Existem pouco menos de 200 países no Mundo, distribuídos por 5 continentes e habitados por pessoas de 5 raças diferentes, que falam cerca de 6500 línguas ou idiomas e professam uma religião de 10 grupos religiosos principais, perfazendo um total de 7 mil milhões de habitantes, dos quais 29 milhões são escuteiros dispersos por todo o Mundo!

Nem nos tínhamos noção da enormidade do mundo que nos rodeiam. E então aceitamos o desafio… Eramos quatro elementos (Dulce, Raquel, Alexandra, Alex e mais alguns) e nos passados dias 16 e 17 de Outubro rumamos a Santa Comba Dão, na região de Viseu e participa-mos naquele que é por excelência o maior divulgador de actividades internacionais – O Mercado Internacional. Inseridos no espírito de William Fogg viajamos numa “Volta ao Mundo em 80 dias”. Passamos por Itália, Rússia, Índia, Japão, China, Brasil, EUA, Cabo Verde, África do Sul… Bem, foi uma viagem onde nos deparamos com o Mundo imenso que nos rodeia e nele podemos encontrar inúmeras culturas, tradições, cores, cheiros, sabores e ter tantas experiências vastas e diferentes como as a que desejar-mos ter!
Nesta viagem, através de apresentações, debates, workshops, exposições, refeições, arraial, etc, sempre num ambiente descontraído e de festa, podemos conhecer quais as oportunidades internacionais escutistas ou não à nossa disposição. Possibilidades de voluntariado e dar um pouco de nos aos outros e acima de tudo aproveitar um espaço de troca de ideias e experiências!
Foi um fim-de-semana onde empregamos todos os nossos sentidos, ou seja, pensar, agir, sentir, cheirar, degustar, dançar, cantar, reflectir, etc. em ambiente internacional. Mas o principal, foi que despertou em nós o espírito dos nossos antepassados de “largar amarras” e conhecer novos Mundos!!!
Bem, e no final, já com a bagagem repleta de ideias, oportunidades e muito, muito entusiasmo. William Fogg despediu-se de nos dizendo:
“Vão… De que estão estão á espera?! Partam em busca do mundo…”
(E Guimarães despediu-se do Mercado Internacional de um forma, diria eu que, diferente)

Sem comentários: