No passado fim de semana (18 e 19 de Fevereiro de 2012) o nosso agrupamento juntou-se para mais uma já tradicional actividade de inverno. Este ano, o local escolhido para a actividade foi a Senhora da Abadia nas terras do Gerês, e o imaginário adoptado foi o AstroEscuteiro!
Como estamos num ano em que o CNE celebra com especial relevância Maria, adoptamos o lema "Fazer caminho com Maria!". Como fazia todo o sentido, este lema, bem como o símbolo que surgiu para representar este imaginário e este lema foi adoptado como símbolo para o ano corrente.
A actividade teve o seu início no final da catequese e, de forma a que fosse vivida como uma actividade de agrupamento de uma forma mais intensa, o transporte foi em autocarro, todos juntos, em espírito fraterno e de festa. Depois do início com a devida oração, lá nos pusemos a caminho. A viagem, apesar das curvas, foi suave e calma.
Chegados ao local, descarregadas as trouxas, bem como as nossas NAVES, era hora das secções darem início às actividades que tinham programado para a tarde de sábado.
Findadas as actividades de reconhecimento do local que acolhia os planetas escutistas que tinham chegado ao Gerês, era altura de preparar os repastos para deliciar os ExtraEscuteiros que entretanto tinham chegado das actividades da tarde.
Forças retemperadas, era então altura da realização do nosso fogo de conselho. E eis que os povos se reuniram em volta de uma fogueira. Cada um com o seu aspecto, com a sua língua, com a sua nave, com o seu planeta, mas todos envoltos em sentimentos de profunda amizade.
A noite prosseguia sem que ninguém conseguisse alterar o seu desenvolvimento, e eis chegada a hora de os mais graúdos (de exploradores para cima) darem início à actividade nocturna em que a defesa da Chama era o objectivo primordial. Alguns tombos depois e como o frio não parecia dar tréguas, era hora de recolha e descanso.
O dia seguinte trouxe os raios de sol pela manhã e era altura dos planetas se juntarem para descobrirmos qual, de facto, era a nave mais eficiente. A corrida teve início e os jogos seguiram-se. Momentos de real animação e divertimento, mas também desenvolvimento de capacidades.
A manhã ia passando e, já depois de almoço no estômago, os bravos guerreiros preparam-se para o banquete da alma. E qual o melhor banquete que a nossa alma pode ter? Como é evidente, este banquete é melhor servido quando participamos na Eucaristia. E ainda este banquete é mais rico quando nos esforçamos e conseguimos animar a mesma Eucaristia com toda a vontade e com todo o empenho.
Alma saciada e era então hora de voltar. A estrada esperava-nos e nós não demoramos. O cansaço já era algum mas mais uma viagem animada de autocarro fechou em beleza esta actividade.
Para o ano temos mais!!!
1 comentário:
a atividade de inverno foi muito fixe. ja tinha estado naquele local mas mesmo assim adorei este acampamento. adorei o raide e as aventuras que tive no mato foram as mais fixes desde que sou escuteira.
Enviar um comentário