Como já devem saber, ao longo deste ano escutista a IV secção desenvolveu um projecto (“ Aprender com a diferença”) onde o trabalho com pessoas com deficiência visual era a base de toda a Caminhada.
Aveiro – S. Jacinto foi o local escolhido, nos dias 17 e 18 de Julho, para os festejos e assim findar um marco na história do Clã nº 20. A actividade iniciou-se cedo, a viagem ainda era longa, e à chegada, o Centro Nacional de Formação Ambiental do CNE já se encontrava repleto de Escuteiros de diferentes nacionalidades.
Como estamos a falar de um ponto a litoral de Portugal, a praia era o local escolhido nos tempos livres (que ainda eram alguns).
Após momentos de descontracção e desporto, era altura de ganhar forças e estava na hora do merecido jantar.
A lua e as estrelas começaram a surgir no firmamento. A noite foi a altura aproveitada para os festejos propriamente ditos, onde a alegria e boa disposição redobraram e eram companhia permanente. Mas o corpo já pedia um merecido descanso (e enquanto uns descansaram, outros apenas tentaram).
A alvorada soou, e apesar de serem dias de festa, o encontro com Deus não podia ser esquecido, e a manhã de domingo foi aproveitada para assistir à Eucaristia na igreja de SãoJacinto. O ensejo de reflexão prolongou-se e findada a Eucaristia aproveitamos o momento para realizar uma avaliação final, não só de todo o percurso na realização da caminhada mas também de todo o ano escutista.
Após o almoço, e antes da partida usufruímos de uns últimos instantes na praia, onde momentos de brincadeira e divertimento eram uma constante.
O fim é também um momento de agradecimentos. E foram muitos os que nos ajudaram neste projecto. Aproveitamos, mais uma vez, para agradecer à ACAPO, não só à direcção mas a todos os seus associados pela disponibilidade e interesse demonstrado, agradecemos também a todos os escuteiros que nos ajudaram na concretização desta caminhada – Façam da nossa, a vossa aprendizagem – e por fim agradecemos às pessoas que confeccionaram o jantar para os associados da ACAPO, também elas nos mostraram o significado da palavra Servir. A todos o nosso obrigado.
E terminando com uma breve apreciação da Caminhada, o balanço é bastante positivo, diria mesmo – Missão Cumprida.
1 comentário:
Nesta CAMINHADA não devemos pensar apenas no que conseguimos receber, mas principalmente no que conseguimos dar. Um muito obrigado a todos que ajudaram o Clã na realização desta.
Canhotas amigas
Enviar um comentário