sábado, maio 29, 2010

CAMINHADA - "Aprender com a Diferença"

No passado dia 24 de Abril o Clã 20 do Agrupamento 83 de Airão Santa Maria cumpriu aquilo que foi o culminar de uma longa, trabalhosa mas extraordinariamente recompensadora caminhada.

No contexto do projecto “Aprender com a diferença”, que tem vindo a ser desenvolvido ao longo deste ano escutista, realizou-se no Parque da Cidade de Guimarães uma actividade para os associados da ACAPO de Braga (Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal).

Os jogos realizados foram simples mas sempre encarados de forma divertida. Cada escuteiro tinha que acompanhar uma pessoa com deficiência visual, e garanto-vos que foi algo desafiante, não só pela responsabilidade na orientação de um cego mas também porque estávamos perante pessoas que tinham a necessidade de se sentirem integradas na sociedade, que não queriam ser tratadas de forma diferente, sim é verdade, aquelas pessoas são previamente rotulados de inaptas, mas percebemos que a incapacidade advém da sociedade que por ignorância, incapacidade e até talvez arrogância, coloca estes Seres Humanos á margem.

É certo que foi uma caminhada cuja preparação foi trabalhosa, mas todo o esforço foi imensamente recompensado pelo simples sorriso esboçado que todos e cada um dos participantes revelavam. E no final, bem, aí ninguém conseguiu conter a satisfação, toda a alegria e contentamento fazia-se sentir através dos cantares que ecoavam por todo o lado.

Agora, que a nossa caminhada chegou ao fim relembra-mos o inicio, como de uma simples ideia resulta um enorme projecto. E até nos atrevemos a dizer, mas afinal quem é que não é diferente?!


Não podíamos deixar de aproveitar o momento para agradecer a todos os escuteiros que participaram nesta actividade, vocês ajudaram-nos na concretização do nosso projecto, nos esperamos ter-vos ajudado no vosso crescimento pessoal, ter-vos ajudado a caminhar para o Homem Novo. Porque afinal, “quem não vive para servir, não serve para viver”




Sem comentários: