sábado, março 06, 2010

POÇÃO DA ALEGRIA - Actividade de Inverno 2010

Nas portas da serra à qual chamam Serra da Penha, houve um belo dia em que alguns cómicos medievais chegaram à procura da Poção da Alegria.
Recebidos por duendes, diabos, bruxas e outras assombrações, passam uma louca aventura até chegarem ao castelo, lugar onde dizem que feiticeiras guardam o líquido poderoso que queima as goelas e produz delirantes efeitos do riso.
E tu?
Vais ficar aí parado?
Não queres também um pouco desta alegria?

Este foi o imaginário que acompanhou, no passado fim de semana de 13 e 14 de Fevereiro, o agrupamento 83 de Airão Santa Maria na sua já tradicional Actividade de Inverno. E este ano decidimos conhecer melhor o grande "farol" que vigia todo o concelho de Guimarães: a Penha. Afinal, temos um local fantástico mesmo ao pé de casa e muitos de nós nem conhece minimamente este pulmão verde.

A actividade teve início no sábado logo pela manhã com o "ajuntamento" de todos na nossa sede. Depois de todos e tudo devidamente "carregados" e "acondicionados", lá partimos nós à conquista da Penha. Como a viagem foi curta, rapidamente atingimos o nosso destino e nos dirigimos ao nosso local de refúgio: o Parque de Campismo da Penha. Aí chegados e "descarregados", era hora de dar início efectivo à actividade.
A primeira tarefa foi logo a criação das equipas (mistas de forma a aumentar o espírito de agrupamento). Após as equipas formadas, cada uma "encarnou" um dos elementos que formam o nosso universo: Fogo, Terra, Água e Ar. E uma equipa não fica completa sem o seu toten e o seu grito...
Lá chegou a hora do almoço e, depois de restabelecidas as forças, deu-se início à procura da nossa Poção da Alegria!!!
As actividades desenrolaram-se durante a tarde: desde pistas de obstáculos, jogos com temas escutistas, a "Pesca da Mímica", questionários sobre a Penha, ...
A noite chegou e, com ela, a hora de dar início à preparação do jantar. Este tempo foi aproveitado para mais um pouco de convívio entre o agrupamento e para preparar a animação da Eucaristia que ficou a nosso cargo. Após a refeição, e sem nunca esquecer o frio enorme que cada abertura de porta demonstrava estar no exterior, lá nos juntamos em redor da lareira para o nosso fogo de conselho. A animação correu dobre rodas e todas as equipas tiveram tempo para demonstrar a sua criatividade...

O merecido descanso chegou e silêncio instalou-se...

Quando a luz do novo dia raiou, acompanhada de um vento gélido, a vontade de continuar à descoberta a poção da alegria imperava!
Cara lavada, dentes escovados, pequeno-almoço tomado e lá estávamos prontos para partir à aventura... E o Ar, a Terra, a Água e o Fogo arranjaram um meio de transporte que os transportou por "entre as nuvens" em direcção ao castelo onde se escondia a tão desejada poção. O teleférico foi um marco que ficará para sempre como uma marco na nossa "carreira" escutista e pessoal, principalmente nos mais novos cujos olhos radiantes ao entrarem nas carruagens flutuantes nos fizeram lembrar que às vezes as coisas mais simples são aquelas que nunca esqueceremos...

O caminho pela bela cidade de Guimarães rapidamente nos levou ao Castelo. E a descoberta da parte que faltava para conseguirmos completar a poção da alegria foi rápida e breve. Todos conseguiram completar a sua poção e a alegria espalhou-se. Os sorrisos radiosos espalharam-se e foi contagiante tanta alegria...
Para continuar com a descoberta da cidade, o próximo destino torna-se evidente para quem está no castelo: o Paço dos Duques de Bragança foi o mistério seguinte que se desvendou. As suas salas, quartos, escadas, corredores, ... Tudo era motivo para que a nossa imaginação voasse e nos levasse para o tempo dos cavaleiros que, valentemente, combatiam a maldade e arriscavam a sua vida a defenderem os seus ideais mais valiosos...
Mas a hora de voltarmos para o nosso refúgio na montanha chegou. E de novo as nossas "bolhas de sabão" nos levaram montanha acima em direcção a um mais que merecido almoço.
Para completar este fim de semana em busca da famosa Poção, só faltava a parte da poção que não nos é dada pelos homens, mas que é a parte que realmente nos enche o espírito e o coração de uma alegria transbordante: a Eucaristia.

Para a sua celebração, juntamo-nos à comunidade que acorreu ao Santuário da Penha para a celebração da Eucaristia das 16h de domingo. A animação foi preparada por nós mas a sua concretização contou com a participação da comunidade presente no Santuário.

Terminada a Eucaristia, era hora de tratar das últimas arrumações e de voltarmos à nossa bela aldeia.

No fim de qualquer actividade, temos sempre pontos positivos e negativos a apontar, mas temos, principalmente, que agradecer. Assim, aproveitamos a ocasião para agradecer a todos aqueles que contribuíram para que a actividade conseguisse ser concretizada, nomeadamente à junta de freguesia de Airão Santa Maria pela sua disponibilidade em nos auxiliar no transporte dos nossos elementos, aos funcionários do Parque de Campismo da Penha por toda a bondade e auxílio demonstrados, ao Reitor do Santuário da Penha por se demonstrar tão aberto à nossa participação na Sagrada Eucaristia.

Um muito obrigado a todos e força para continuarmos a cumprir a nossa missão nesta sociedade que cada vez mais precisa de um escutismo activo e verdadeiro.


Sem comentários: