quinta-feira, novembro 13, 2008

ACAINA 2008/2009

Mais um ano que começa!!! E nada melhor que uma pequena actividade para dar início a este ano tão importante para nós. Não apenas pelos 60 anos (é mesmo verdade), mas também por ser um ano em que queremos dar continuidade ao trabalho desenvolvido nos últimos anos.

Assim, no passado dia 7 de Novembro de 2008, sexta feira, os Caminheiros do clã 20 do agrupamento de Airão Santa Maria reuniram-se na sua base para realizar a sua primeira actividade de clã. Esta teve como lema "Impele a tua canoa" e como imaginário "O caminho do triunfo". O principal objectivo a que nos propusemos nesta actividade foi a interiorização de que não devemos seguir o rumo dos outros, mas sim criar o nosso próprio rumo.
Inicialmente, o local escolhido deveria ser surpresa. Isto seria uma ajuda à concretização dos objectivos por nós traçados. Este local escolhido foi o seminário dos Carmelitas no Sameiro. Perguntam vocês : "Deveria? Não foi?" Não foi porque, na semana anterior, o nosso caro chefe Zé Manel deixou escapar o local , anunciando que os noviços teriam que ler as leituras no Sameiro. Sem comentários!!!
Nessa sexta-feira, perto da meia-noite, após a reunião de todos os elementos, no sentido de dar inicio à caminhada, com a mochila às costas, pusemos os pés a caminho. Ainda mal tínhamos começado a andar quando fizemos uma pequena paragem no moinho de vento para reflectir um pouco acerca do nosso imaginário. Novamente com as botinhas a caminho, lá nos dirigimos para a Senhora da Saúde onde pernoitarmos. Ai chegados, já um pouco estafados e com a barriga a necessitar de aconchego, fizemos um pequeno lanche de partilha, nunca esquecendo os precalços da praxe, antes, durante e depois. Mas o que seria de uma actividade sem estes percalços?! Como o cansaço começava a ter os seus efeitos, montamos a tenda, com alguma chuva à mistura, e lá nos enfiamos rapidamente dentro dela para o merecido, porém curto, descanso que podíamos ter.
O dia seguinte (bem, foi mais nesse mesmo dia que no dia seguinte) acordamos com o sol a raiar e, com um pouco de sacrifício, lá nos levantamos, e desmontamos a tenda. Após a necessária higiene pessoal, seguiu-se o pequeno almoço e já estávamos novamente prontos para mais um pouco de caminhada. Um pouco confusos com qual seria o melhor caminho para nos levar ao nosso destino, lá seguimos por um que nos levava para um local um pouco distinto do que seria desejável, mas que pelo menos serviu para apanharmos umas castanhas. Lá voltamos para trás e seguimos o rumo certo até ao Seminário dos Carmelitas no Sameiro. No local fomos acolhidos pelo frei responsável, o nosso anfitrião para o fim de semana, que nos mostrou as instalações. Como o momento se mostrava oportuno, aproveitamos de seguida para almoçar. Após este pequeno conforto para o nosso estômago, descontraimos um pouco com jogos da matraquilhos e ténis-de-mesa (ping-pong).
À tarde, como o plano traçado não incluia nada de específico, felizmente fomos convidados para prepararmos e orientarmos uma gincana destinada a um grupo de lobitos que também se encontrava no local. O convite estendeu-se para o momento seguinte, mas desta vez para algo diferente: um lanche bem recheado que nos alegrou o espírito.
O fim da tarde chegou e demos inicio áquilo que nos levou ao local: aprender alguns dos conceitos que todos os caminheiros devem possuir. Foi uma espécie de formação improvisada sobre carta de clã, PPV, concelhos de chefes de equipa e de clã, caminhada, etc... Isto tudo para que de seguida todos tivessem munidos de conhecimentos para poder elaborar a carta de clã e a "caminhada", que de posteriormente iriam realizar. Enquanto o clã terminava a "caminhada", a equipa de animação terminava de preparar o jantar. O jantar apenas teve lugar já depois da meia noite. E o dia ainda não tinha terminado: ainda havia que realizar o conselho de clã para que fosse apresentada a caminhada, o que só terminou bastante tarde.
No domingo tivemos que, mais uma vez, levantar cedo. Isto porque fomos convidados pela fraternidade D. Nuno Alvares de Joane a participar no seu aniversário, aniversário ao qual não podíamos faltar.
E assim foi a primeira actividade deste ano do nosso clã!!!



Fotos da actividade



1 comentário:

Anónimo disse...

DURA PRAXIS SED PRAXIS

*