
O agrupamento 83 - Airão Santa Maria deseja a todos um bom ano...
![]() | ||
Fotos da actividade |
Boas!
Nos passados dias 18 e 19 de Outubro, o grupo de exploradores de Airão Santa Maria realizou um acampamento no campo escola da Apúlia.
No dia 18, saímos da sede as 11 horas e dirigimo-nos para a Apúlia. Quando chegamos, depois da montagem das tendas, almoçamos. As actividades propostas para a tarde baseavam-se no conhecimento da vida de B.P (roda viva), e de seguida dirigimo-nos à praia para a realização de lançamentos de papagaios, jogo de futebol sem bola e saltos das dunas.
A noite aproximava-se, e após um banhinho revigorante, o trabalho esperava-nos. O desfio que nos foi lançado era a idealização de uma aventura que seria concretizada ainda, se possível, este ano de 2008. O trabalho durou até à hora do jantar. No fim do jantar, foram feitas as apresentações pelas patrulhas das respectivas aventuras e seguiu-se a votação. E o vencedor foi: PATRULHA ANDORINHA, com o imaginário Flynkis-Tains (que mais tarde viemos a saber que deveria ser Franky Snow).
A noite terminou com uma sessão de cinema-aventura.
A nossa actividade não estaria completa sem a nossa Eucaristia. Assim, no domingo de manhã, após a desmontagem do campo, dirigimo-nos à igreja da Apúlia para assistir à Eucaristia, o que antecedeu o fim da aventura e regresso à cabana.
Só para terminar, após a renhida disputa do primeiro lugar, a grande patrulha vencedora desta aventura foi: PATRULHA ANDORINHA.
![]() |
Comunidade Calígula |
No dia 20 e 21 de Outubro, a caminhada até Bragança, do grupo da IV secção do Círculo Oeste, foi constituído por 117 elementos entre eles 17 dirigentes.
Esta actividade teve início numa feira de projectos, onde foram expostos diversas propostas, para serem realizadas pelo Círculo Oeste. A proposta eleita convidava todos os caminheiros a viajar na história, até ao séc.VIII, conduzindo-os até ao imaginário das reconquistas cristas.
Toda esta caminhada, até ao objectivo final, Bragança, estendeu-se durante cerca de quatro meses, obrigando a uma grande entrega e inter ajuda por parte de todos.
O cenário com que todos se depararam à chegada a Bragança foi extremamente positivo, quase que só por si, Bragança conseguiu fazer com que todos se sentissem verdadeiramente parte integrante da história de todos nós. Posto isto, todos se caracterizaram devidamente, dando corpo à personagem que cada um deles representava, e que trabalhara até aquela data.
Nesse sábado, 20 de Outubro, foi realizado o “jogo da cidade”. Este consistia em fazer com que os elementos tivessem oportunidade de conhecer os pontos mais importantes da cidade. Os caminheiros foram divididos por reinos, e cada um destes teve de seguir o percurso previamente traçado até ao castelo, dai teriam de voltar até ao ponto inicial.
Após este jogo, todos os elementos puderam reunir-se, descansar um pouco e voltarem a serem o mesmo de todos os dias, dirigindo-se posteriormente para o local onde seria confeccionado e servido o jantar, seguiu-se o fórum, onde foram debatidos alguns escolhos já trabalhados para o efeito, por cada reino.
No Domingo de manha foi feita uma reflexão sobre as experiências adquiridas. Encaminhando-se depois para o local onde foi feito o almoço para IV secção.
Após tudo isto, e dando por finalizada a caminhada, o grupo do Círculo Oeste voltou para casa, com o doce sabor de missão cumprida.