terça-feira, dezembro 30, 2008
quinta-feira, novembro 13, 2008
Passatempo LOGÓTIPO
Rapaziada do MUNDO!!!
O nosso belo agrupamento tem tido ao longo dos anos razões para estar feliz. Mas este ano essa felicidade terá que ser especial, única!!! Aproxima-se o ano de 2009, e com ele vem uma festa que não podemos, nem queremos deixar passar. Para o ano estamos de parabéns: 60 anos. Que bela idade. Ainda estão no início os preparativos para a grande ocasião, mas temos que dar início às festividades. Assim a primeira coisa a fazer é elaborar a imagem que acompanhará esta festa toda. Não apenas o grande acampamento que queremos organizar, mas todo o ano que servirá de base ao mesmo.
Está, então, aberto o concurso para a elaboração de um logótipo para o Acampamento / Ano Escutista, devendo basear-se em:
Imaginário : A nossa semente
Lema : 60 Anos, com o mesmo entusiasmo. Viver o presente, conquistar futuro (O lema foi considerado um pouco longo, mas deverá servir de base para elaboração do logótipo, podendo sofrer pequenas alterações/simplificações se acharem adequado).
Enviem as vossas propostas e/ou dúvidas para:
bruno.s.pereira@gmail.com
As propostas deverão ser entregues até 6 de Dezembro de forma a que a decisão final possa ser tomada a tempo da grande festa de Natal do Agrupamento.
Saudações
ACAINA 2008/2009
Assim, no passado dia 7 de Novembro de 2008, sexta feira, os Caminheiros do clã 20 do agrupamento de Airão Santa Maria reuniram-se na sua base para realizar a sua primeira actividade de clã. Esta teve como lema "Impele a tua canoa" e como imaginário "O caminho do triunfo". O principal objectivo a que nos propusemos nesta actividade foi a interiorização de que não devemos seguir o rumo dos outros, mas sim criar o nosso próprio rumo.
Inicialmente, o local escolhido deveria ser surpresa. Isto seria uma ajuda à concretização dos objectivos por nós traçados. Este local escolhido foi o seminário dos Carmelitas no Sameiro. Perguntam vocês : "Deveria? Não foi?" Não foi porque, na semana anterior, o nosso caro chefe Zé Manel deixou escapar o local , anunciando que os noviços teriam que ler as leituras no Sameiro. Sem comentários!!!
Nessa sexta-feira, perto da meia-noite, após a reunião de todos os elementos, no sentido de dar inicio à caminhada, com a mochila às costas, pusemos os pés a caminho. Ainda mal tínhamos começado a andar quando fizemos uma pequena paragem no moinho de vento para reflectir um pouco acerca do nosso imaginário. Novamente com as botinhas a caminho, lá nos dirigimos para a Senhora da Saúde onde pernoitarmos. Ai chegados, já um pouco estafados e com a barriga a necessitar de aconchego, fizemos um pequeno lanche de partilha, nunca esquecendo os precalços da praxe, antes, durante e depois. Mas o que seria de uma actividade sem estes percalços?! Como o cansaço começava a ter os seus efeitos, montamos a tenda, com alguma chuva à mistura, e lá nos enfiamos rapidamente dentro dela para o merecido, porém curto, descanso que podíamos ter.
O dia seguinte (bem, foi mais nesse mesmo dia que no dia seguinte) acordamos com o sol a raiar e, com um pouco de sacrifício, lá nos levantamos, e desmontamos a tenda. Após a necessária higiene pessoal, seguiu-se o pequeno almoço e já estávamos novamente prontos para mais um pouco de caminhada. Um pouco confusos com qual seria o melhor caminho para nos levar ao nosso destino, lá seguimos por um que nos levava para um local um pouco distinto do que seria desejável, mas que pelo menos serviu para apanharmos umas castanhas. Lá voltamos para trás e seguimos o rumo certo até ao Seminário dos Carmelitas no Sameiro. No local fomos acolhidos pelo frei responsável, o nosso anfitrião para o fim de semana, que nos mostrou as instalações. Como o momento se mostrava oportuno, aproveitamos de seguida para almoçar. Após este pequeno conforto para o nosso estômago, descontraimos um pouco com jogos da matraquilhos e ténis-de-mesa (ping-pong).
À tarde, como o plano traçado não incluia nada de específico, felizmente fomos convidados para prepararmos e orientarmos uma gincana destinada a um grupo de lobitos que também se encontrava no local. O convite estendeu-se para o momento seguinte, mas desta vez para algo diferente: um lanche bem recheado que nos alegrou o espírito.
O fim da tarde chegou e demos inicio áquilo que nos levou ao local: aprender alguns dos conceitos que todos os caminheiros devem possuir. Foi uma espécie de formação improvisada sobre carta de clã, PPV, concelhos de chefes de equipa e de clã, caminhada, etc... Isto tudo para que de seguida todos tivessem munidos de conhecimentos para poder elaborar a carta de clã e a "caminhada", que de posteriormente iriam realizar. Enquanto o clã terminava a "caminhada", a equipa de animação terminava de preparar o jantar. O jantar apenas teve lugar já depois da meia noite. E o dia ainda não tinha terminado: ainda havia que realizar o conselho de clã para que fosse apresentada a caminhada, o que só terminou bastante tarde.
No domingo tivemos que, mais uma vez, levantar cedo. Isto porque fomos convidados pela fraternidade D. Nuno Alvares de Joane a participar no seu aniversário, aniversário ao qual não podíamos faltar.
E assim foi a primeira actividade deste ano do nosso clã!!!
Fotos da actividade |
sábado, novembro 08, 2008
Exploradores iniciam mais um ano!!!
Boas!
Nos passados dias 18 e 19 de Outubro, o grupo de exploradores de Airão Santa Maria realizou um acampamento no campo escola da Apúlia.
No dia 18, saímos da sede as 11 horas e dirigimo-nos para a Apúlia. Quando chegamos, depois da montagem das tendas, almoçamos. As actividades propostas para a tarde baseavam-se no conhecimento da vida de B.P (roda viva), e de seguida dirigimo-nos à praia para a realização de lançamentos de papagaios, jogo de futebol sem bola e saltos das dunas.
A noite aproximava-se, e após um banhinho revigorante, o trabalho esperava-nos. O desfio que nos foi lançado era a idealização de uma aventura que seria concretizada ainda, se possível, este ano de 2008. O trabalho durou até à hora do jantar. No fim do jantar, foram feitas as apresentações pelas patrulhas das respectivas aventuras e seguiu-se a votação. E o vencedor foi: PATRULHA ANDORINHA, com o imaginário Flynkis-Tains (que mais tarde viemos a saber que deveria ser Franky Snow).
A noite terminou com uma sessão de cinema-aventura.
A nossa actividade não estaria completa sem a nossa Eucaristia. Assim, no domingo de manhã, após a desmontagem do campo, dirigimo-nos à igreja da Apúlia para assistir à Eucaristia, o que antecedeu o fim da aventura e regresso à cabana.
Só para terminar, após a renhida disputa do primeiro lugar, a grande patrulha vencedora desta aventura foi: PATRULHA ANDORINHA.
sábado, novembro 01, 2008
Grupo de Pioneiros de Airão Santa Maria em Pitões das Junias
O palco ideal para mais uma actividade do grupo de Pioneiros...
E assim foi, nos passados dias 17/18 e19 de Outubro tivemos mais uma actividade.
Iniciando a nossa actividade na sexta-feira á noite com uma oração antes da partida rumo á aldeia perdida no tempo. Decorrendo a viagem sem percalços pernoitamos em Sezelhe.
Depois do pequeno-almoço a da oração, dirigimo-nos á aldeia para cumprir aquilo a que nos tínhamos proposto. Durante a nossa passagem pela aldeia visitamos as cascatas e o mosteiro, visões que ficam, sem dúvida, nas nossas memórias de escuteiros. Com um belo dia pela frente partimos ainda por trilhos tortuosos em direcção á capela de São João de Fraga acompanhados sempre por paisagens deslumbrantes. Chegamos ao cume, com a capelinha de São João de Fraga lá em cima (não podia ser em baixo se não não subia-mos) vislumbramos uma paisagem de rara beleza. Cumprido o objectivo regressamos á aldeia. Depois de retemperadas as energias, chegou a hora do encontro com Deus, numa eucaristia simples mas enriquecedora.
No final dirigimo-nos para o local de pernoita onde preparamos um belo jantar (salada russa).
Com o estômago cheia iniciamos a nossa actividade nocturna que consistia na realização de algumas praxes de admissão dos novos elementos ao grupo.
Depois de alguns sustos e tormentos e como cenário de fundo um céu estrelado regressamos ao abrigo onde realizamos a nossa velada de armas e assim finalizar a noite.
Alvorada soou, novo dia desperta.
Já com tudo praticamente arrumado, confraternizamos com os habitantes da aldeia numa visita de reconhecimento.
Mas o inevitável aconteceu, de mochilas aviadas deixamos para trás através de curvas sinuosas uma aldeia linda, que aprendemos a amar, que nos fez crescer e onde nos sentimos átomos minúsculos de um universo gigante, mas ao mesmo tempo estrelas que fazemos parte deste Conglomerado a que chamamos Terra, parte de uma Galáxia a que chamamos Escutismo, parte desta Constelação que é o nosso Grupo!!!
Sem duvida uma actividade que nos fez tonificar o músculo do coraçãos
Canhotas amigas
O grupo de Pioneiros nº78 de Airão Santa Maria
sábado, outubro 25, 2008
Oportunidades são Responsabilidades
Alfred Montapert, in 'A Suprema Filosofia do Homem'
segunda-feira, outubro 20, 2008
RoverBraga'08 Partilha
Esta actividade começou com uma caminhada de mais ou menos 3 quilómetros até um pavilhão de uma escola onde aí iríamos dar inicio oficial à actividade. Toda esta actividade para nós foi uma surpresa pois não sabíamos com o que iríamos contar.
No pavilhão foi-nos apresentado tudo aquilo que as comunidades realizaram nas suas missões, e em cada intervalo dessas apresentações, realizamos vários ateliês. No meio daquele sono e alegria misturada, quando nos apercebemos seriam cerca das 7 horas da manhã do dia 11. Pensava-mos nós. – Agora vai ser para dormir! Mas ainda não tínhamos chegado a essa parte, pois às 8h teríamos de estar prontos para uma nova caminhada até ao local onde tínhamos começado, mas com uma série de pontos por onde passar, e também alguns percalços e alguma fome, pois não tínhamos nada porque os nossos caros chefes nos roubaram num dos pontos por qual fomos obrigados a passar, e sem qualquer tipo de comunicação pois os telemóveis também nos tinham sido retirados. No meio desta azáfama toda e sempre com o nosso megafone a acompanhar lá conseguimos chegar. Fomos os últimos mas chegamos agitados e alegres como senão tivéssemos passado uma noite sem dormir.
Nessa noite realizamos um fogo de concelho, e cada comunidade realizou uma peça na qual teria um tema que nos foi entregue durante a tarde. Para terminar esse dia tivemos uma reflexão sobre os nossos defeitos onde nos comprometemos a ser pessoas melhor para um mundo melhor.
O Domingo foi destinado à abertura no ano escutista a nível regional, onde a actividade do Rover foi inserida. Nessa tarde as comunidades realizaram ateliês que estavam inseridos na dinâmica da solidariedade, na qual os agrupamentos eram obrigados a passar pelo menos por um para conseguirem obter a fita que todos tanto queriam, a fita cor-de-laranja.
Em suma foi mais uma actividade impecável e para ficar na recordação de todos aqueles que participaram pois actividades de Rover são sempre actividades imperdíveis.
Comunidade Calígula |
terça-feira, outubro 07, 2008
ACAINA Lobitos 2008
domingo, setembro 21, 2008
E atingimos os 2 anos...
Cá estou eu mais uma vez para vos apresentar um facto.
No passado fim-de-semana festejamos a nossa padroeira, a Senhora da Misericórdia!!! E, como já hão-de ter percebido, já que conhecem a história deste pequeno espaço como a palma das vossas próprias mãos, festejamos dois anos daquele dia em que um grupo de Amigos da Senhora da Misericórdia decidiram criar este espaço para que todos tenham direito a uma voz e para que o ânimo nunca nos abandone.
Julgo que poderemos fazer um balanço positivo do uso e afluência que este blog tem sido alvo, pelo que é para continuar.
Espero cá estar daqui a uma ano com mais uma FESTA!!!...
Saudações!!!
quinta-feira, agosto 07, 2008
sexta-feira, agosto 01, 2008
Escuteiros e Cruz Vermelha – Delegação de Braga, promovem fim-de-semana solidário
Será um fim de semana dedicado à beneficência social, onde os escuteiros em parceria com o departamento da Acção Social do núcleo da Cruz Vermelha da delegação de Braga, vão proporcionar através de muita animação, actividades lúdicas e recreativas um fim de semana diferente e cativante às crianças consideradas socialmente vulneráveis desta zona.
Pretendemos ainda com esta actividade angariar fundos, de forma a podermos cooperar monetariamente com esta instituição de acção social. Neste sentido, contamos com a vossa presença e apoio na noite de sábado, e nós proporcionamos-lhe muita animação num ambiente descontraído.
Esta actividade surge no seguimento do Projecto do Rover Regional 2008, um projecto destinado a caminheiros (jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 23 anos). Com a realização desta actividade, pretende-se acima de tudo, aproximar o ideal do escutismo à comunidade, num pequeno gesto, pudemos “deixar o mundo um pouco melhor do que o encontramos”, para cumprirmos esta missão, apelamos uma vez mais à sua colaboração! E não pudemos deixar de agradecer Cruz Vermelha de Prado que nos vai apoiar na manha e tarde de sábado com os primeiros socorros.
quarta-feira, julho 23, 2008
ARRAIAL ESCUTISTA
Caros amigos,
O grupo de Pioneiros n.º78 do agrupamento 083-Airão Santa Maria está a preparar um arraial a realizar-se no dia 2 de Agosto pelas 19h no campo de jogos da escola EB1-Poças Airão Santa Maria.
Haverá muita música, convívio, diversão e churrasco para todos.
O custo por pessoa será de 7,50€, sem limite de consumo, no entanto, crianças menores de 4anos não pagam.
A sua presença neste arraial é fundamental. Não falte..
A instituição necessita de todo o tipo de bens, desde alimentos, vestuário e mesmo a nível monetário. Por isso o pouco que possam dar ajudará imenso.
Para poder colaborar connosco irão ser colocados recipientes para que possa deixar o seu contributo.
Locais de depósito: Café Vinhal, Café e Mercearia Fernando Machado, Minimercado Machados, Cabeleira Paula Mirra, Cabeleira Graça Machado, junta de freguesia, ARCA, e no final das Missas do próximo fimdesemana, e também junto à sede dos Escuteiros, também poderão entregar a qualquer escuteiro tratando eles de entregar o seu contributo.
Seja Solidário e ajude-nos nesta causa, porque um simples gesto irá fazer as crianças muito mais felizes.
Para mais informações contacte:
TLM: 962131901
Email: caligula.roverbraga08@gmail.com
sábado, julho 12, 2008
Actividade de Final de Ano escutista
“Tempo da Carochinha” é o nome desta actividade, que tem como objectivo o convívio e o reforço dos laços de amizade, entre os Escuteiros e seus Familiares. Para que isso aconteça elaboramos uma actividade cheia de jogos populares e outros menos conhecidos, em que todos estão convidados a participar.
Actividade irá realizar-se em Terras de Airão Santa Maria e de Vermil. Ocupará a tarde e o princípio da noite do dia 26/07/2008. Incluiu um jantar final preparado pelo Corpo Nacional de Escutas.
Programa:
14h00 - Concentração junto à Sede dos Escuteiros
14h30 - Inicio dos Jogos
19h30 - Jantar da Carochinha (Monte S. Miguel Anjo)
PREÇÁRIO
Para os participantes no jantar.
Adultos (com mais de 12 anos) - 5 Euros
PS. Serão aceites inscrições até ao dia 20/07/2008
Contacto – Alexandre Tlm 938110334
Miguel Oliveira
quinta-feira, maio 08, 2008
Drave 2008
De há uns três anos para cá, o clã 20 do agrupamento 083 de Airão Santa Maria tem mantido uma tradição (se é que já podemos chamar de tradição) de “visitar” um local que aprendemos a amar, e que tem marcado a vida de todos os que lá têm ido para “crescer”.
No passado dia 24 de Abril de 2007, o clã juntou-se, pela hora do lusco-fusco (bem, talvez já estivesse a acabar esse período diário), na sede do agrupamento 083, preparados para uma caminhada de volta à DRAVE. Depois de todos os preparativos, lá nos pusemos a caminho, chegando, como de costume, já no início da madrugada à Serra de S. Macário, onde demos início à descida do vale encantado, rumo à aldeia perdida no tempo, aldeia esta que nos enche o espírito sempre que lá voltamos!!!
A descida, com as paragens da praxe, fez-se calmamente, e como chegamos já madrugada dentro, decidimos pernoitar (melhor, fechar e abrir os olhos) sob o céu estrelado!!! E que céu!!!
A curta noite passou a correr, e lá chegou o astro rei para nos dar os bons dias!!! Depois do pequeno almoço e da oração da manhã, lá nos pusemos a caminho para cumprirmos o objectivo a que nos tinhamos proposto para este dia: chegar, através dos trilhos turtuosos e difíceis, às aldeias vizinhas (estas ainda habitadas): Regoufe e Covelo de Paivó. O caminho foi difícil, mas espectacular!!! A paisagem virgem, intimamente ligada aos ribeiros e regos de água em que quedas de água deslumbrantes eram um aspecto constante, acompanhou-nos o caminho todo. No fim do caminho (na verdade foi a meio, já que tivemos que fazer o caminho de volta) retemperamos as forças: um banho num dos cursos de água cristalinha que nos acompanhou, coroado com umas laranjinhas que umas simpáticas senhoras locais nos ofereceram.
Com as forças retemperadas, voltamos à base, e podemos dizer que, depois de um belo jantar, o dia ficou por aqui!!!
No dia seguinte, depois de muitas escorregadelas durante a noite (parecia que nos queriam deitar à água), lá nos visitou, novamente, o astro rei. Com o início deste dia, demos início à segunda etapa a que nos tinhamos proposto: cumprir o programa Sol. O programa Sol é um dos programas propostos pela equipa de gestão da Base Nacional da IV aos clãs que a ela se dirigem, ligado à reflexão e ao encontro contigo mesmo e com Deus! A caminhada, por vales regados por águas cristalinas, levou-nos a Palhais, um amplo espaço a montante de Drave, apropriada para um encontro com Deus e para uma viagem ao íntimo de cada um de nós!!! Depois da busca do nosso tesouro, voltamos para retemperar forças e pôr mãos à obra na ajuda, mais uma vez, da reconstrução da nossa aldeia perdida no vale escavado pela natureza. Desta vez, os troncos qe carregamos foram leves. Nem deram para recordar aqueles que tanto nos fizeram suar (esse lá estavam a recordar-nos que muito podemos fazer para ajudar)!!! No fim do serviço, aproveitamos um fim de tarde soalheiro e convidativo, para uma incursão no vale encantado que haviamos descoberto pela manhã. A água estava convidativa e revigorante (apesar de fria)!!!
Ja depois do jantar, deslocamo-nos à casa do silêncio para o momento, na minha opinião, mais marcante desta actividade. Este momento iniciou-se com o reconhecimento, por parte de cada um de nós, da dificuldade em sermos Homens Novos, como S. Paulo nos convida. Aceitamos esta dificuldade, mas disposemo-nos a deixar para trás parte do que dificulta esta transformação. Selamos este compromisso com o Fogo, símbolo de Deus. Este Fogo que nos queima o coração, que nos dá forças para avançar, faz com que deixemos para trás aquilo que julgamos que nos prende ao homem velho. Não digo que saímos da casa do silêncio como Homens Novos: mas digo que, com certeza, saimos mais perto de atingir esse ideal.
Mas a noite não ficou por aí, e o nosso rumo ao Homem Novo continuou. E que sorte que temos!!!
E perguntam-se: SORTE???!!!
Eu explico: temos um anjo da guarda. Um anjo que, do alto dos céus, nos protege, aconselha e guia rumo a esse Homem.
Sim, esse anjo é o nosso Bruno, anjo que nunca nos deixa, nunca nos abandona e que nós nunca esqueceremos (“Não para recordar, mas para nunca esquecer....”).
No dia em que passavam cinco meses daquele dia triste, o Clã 20 prestou uma merecida homenagem a esse Anjo, num dos locais que marcaram a caminhada do Bruno!!! Foi um momento fortíssimo para todos nós, mas em que todos sentimos a sua mão reconfortante a pousar no nosso ombro, indicando-nos o caminho rumo ao futuro, rumo a Deus, rumo ao Homem Novo!!!
A noite foi culminada por outro momento sem o qual não conseguimos viver: a Sagrada Eucarístia, preparada Núcleo Oriental de Lisboa, presente em Drave nessa mesma altura. Eucarístia repleta de momentos marcantes, em que podemos ressaltar o momento do lava pés: momento em que todos buscamos o nosso interior, a nossa disponibilidade para o serviço e para os outros.
A noite terminou como tinha começado: em silêncio, ouvindo-se apenas a natureza que nos rodeava!!!
Já no domingo (27 de Abril), depois de tudo preparado para o regresso, depois de uma oração para despedida, depois das fotos do costume, deixamos para trás, através de subidas tortuosas, aquele paraíso, aquele local mágico, onde, sem se perceber muito bem, nos sentimos átomos minúsculos de um universo gigante, mas ao mesmo tempo estrelas que fazemos parte deste Conglomerado a que chamamos Terra, parte de uma Galáxia a que chamamos Escutismo, parte desta Constelação que é o nosso Clã!!! E como estrelas que somos, não podemos deixar que esta luz, que Deus nos deu, se desperdice: temos que a difundir pelo Mundo. E não precisamos, obrigatoriamente, de ir muito longe. O mundo começa no nosso próximo. E muitas vezes, não nos conseguimos aperceber que é ele quem mais precisa de um pouco de luz.
Fico por aqui, mas espero que para o próximo ano, cá estejamos novamente para difundir um pouco mais da luz que temos em nós e para mostrar que essa luz se tem tornado mais forte, mais aberta, mais acolhedora, mais irmã... mais HOMEM NOVO!!!
terça-feira, maio 06, 2008
Uma caminhada que nos fez tonificar o músculo do coração…
Este raid tinha como objectivo a preparação para futuramente realizar uma caminhada mais complicada - a minhas de carris
Partimos da sede à tardinha, jantámos no Sameiro e pernoitámos em Balazar e, domingo de manhã deu ainda tempo para fazermos uma paragem na Senhora da Saúde.
Todos os momentos desta actividade foram preenchidos com alegria, boa disposição, convivio, animação. . .
"Pedras no caminho, encontramos bastantes, mas apanha-mo-las todas, para no final construir um castelo" - Todo o cansaço e obstáculos encontrados so serviram para nos fazer crescer. . .
Regressámos a casa, cansados é certo, desejosos de um banho e de um prato de comida e bebida mas, também regressámos melhores escuteiros. A dinâmica e o espírito de grupo abafaram de certo modo o cansaço.
Nesta actividade demos passos na força de vontade, na auto-resistência e na pedagogia de grupo.
(Brevemente colocaremos as fotos)
Actividade de Núcleo-São João de Brito
4 de Fevereiro, dia do nosso patrono- São João de Brito - e nos não lhe ficamos indiferentes.
No passado dia 9 de Fevereiro todos os grupos de pioneiros do núcleo de Guimarães rumaram á cidade berço para um dia memorável.
A viagem foi feita de autocarro (quando se perde um, ha sempre outro a seguir). O ponto de encontro foi junto ao castelo.
Por volta das 9h15 deu-se a abertura oficial, e só ás 10h30 começaram as actividades. O nosso grupo, Infantas e V. N. Sande, juntos eramos a equipa Malabár . . .
Actividades radicais, pioneirismo, orientação, socorrismo, canto, jogos, pedagogia da fé, entre outros foram o preenchimento de um dia, com muita alegria, convívio, animação, divertimento, cantoria . . .
Sempre com João de Brito no pensamento, nas palavras e nas acções...
Valeu a pena participar...
João de Brito... és palavra, és gesto, és grito!
Todos aqueles que envergam o lenço azul, cor que recorda a imensidão do céu e a profundidade dos mares. Com a ajuda do nosso patrono, saibamos partir à descoberta de nos mesmos, dos outros, do mundo e de Deus.
E para todos os que tiveram presentes:Vou cantar uma cantiga, uma cantiga vou cantar e o diacho da cantiga não há meio de acabar...
Pitões das Júnias
E assim foi, nos passados dias 18/19 e 20 de Abril tivemos mais uma actividade. Durante a nossa passagem pela aldeia visitamos as cascatas e o mosteiro, visões que ficam, sem dúvida, nas nossas memórias de escuteiros.
As condiçoes climatericas não ajudaram nada, mas nenhum caminho é duro demais quando feito com um amigo.
Ah!! Já me ía esquecendo, tambem visitamos "O café do Preto", este sim, sem dúvida, um local muito acolhedor... Á medida que as horas passavam a alegria e animação aumentava, assim como a chuva e a neve, é verdade, nos vimos never, o que nos ofereceu optimos momentos de brincadeira...
Foi um fim de semana repleto de risos, frio, brincadeiras, animação, convivio, conversas, alegrias, espírito(de grupo). Também houve tempo para uma Velada de Armas... Apesar do pouco número de elementos participativos foi um fim-de-semana impecável, difícil de ser descrito em palavras... E como não podia deixar de ser, fez-nos crescer um pouco mais, aprender... Aprendemos as leis, a jogar ás orelhas, a não meter o pé onde não somos chamados, uma nova música,, aprendemos a viver em grupo...
Até ao próximo
Canhotas amigas
segunda-feira, abril 28, 2008
quarta-feira, março 26, 2008
Círculo Oeste, continuação da caminhada...
No dia 20 e 21 de Outubro, a caminhada até Bragança, do grupo da IV secção do Círculo Oeste, foi constituído por 117 elementos entre eles 17 dirigentes.
Esta actividade teve início numa feira de projectos, onde foram expostos diversas propostas, para serem realizadas pelo Círculo Oeste. A proposta eleita convidava todos os caminheiros a viajar na história, até ao séc.VIII, conduzindo-os até ao imaginário das reconquistas cristas.
Toda esta caminhada, até ao objectivo final, Bragança, estendeu-se durante cerca de quatro meses, obrigando a uma grande entrega e inter ajuda por parte de todos.
O cenário com que todos se depararam à chegada a Bragança foi extremamente positivo, quase que só por si, Bragança conseguiu fazer com que todos se sentissem verdadeiramente parte integrante da história de todos nós. Posto isto, todos se caracterizaram devidamente, dando corpo à personagem que cada um deles representava, e que trabalhara até aquela data.
Nesse sábado, 20 de Outubro, foi realizado o “jogo da cidade”. Este consistia em fazer com que os elementos tivessem oportunidade de conhecer os pontos mais importantes da cidade. Os caminheiros foram divididos por reinos, e cada um destes teve de seguir o percurso previamente traçado até ao castelo, dai teriam de voltar até ao ponto inicial.
Após este jogo, todos os elementos puderam reunir-se, descansar um pouco e voltarem a serem o mesmo de todos os dias, dirigindo-se posteriormente para o local onde seria confeccionado e servido o jantar, seguiu-se o fórum, onde foram debatidos alguns escolhos já trabalhados para o efeito, por cada reino.
No Domingo de manha foi feita uma reflexão sobre as experiências adquiridas. Encaminhando-se depois para o local onde foi feito o almoço para IV secção.
Após tudo isto, e dando por finalizada a caminhada, o grupo do Círculo Oeste voltou para casa, com o doce sabor de missão cumprida.Carina Azevedo