
Após 100 anos da fundação do escutismo, o que mudou ? Qual a vossa opinião sobre as alterações que o escutismo deve ou não sofrer ? B.P sentiria-se orgulhoso no tipo de escutismo praticado na actualidade ? O que acham que ele pensaria sobre a forma de fazer escutismo nos dias de hoje ? Acham que o caminho que o CNE esta a tomar é o correcto? Quais as prespectivas para o futuro ? Revêem-se no escutismo de hoje ?
Parilhem a vossa opinião ...
" O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente ..." Gandhi , Mohandas
2 comentários:
Perguntas difíceis!!!
O Escutismo na actualidade, na minha opinião, necessita de se adaptar
melhor à sociedade em que vivemos e abrir-se de vez a todos os que o rodeiam.
BP acho que concordaria com essa realidade. Porém, o escutismo ainda mantém, e deve continuar a manter, alguns aspectos "originais" que o tornam um movimento diferente (para melhor) e, sobretudo, um movimento que torna melhor quem se integra nas suas "fileiras".
Por isso, a análise que devemos fazer é perceber o que se adequa à filosofia de BP e à nossa sociedade, mantendo esses aspectos, e não recear as mudanças necessárias para que o escutismo se torne, realmente, um movimento de todos e para todos!!!
O escutismo está diferente, como poderia não estar? Passaram quase 100 anos…agora penso que independentemente de todas as mudanças que já se fizeram, os princípios e os propósitos são e serão sempre os mesmos: Amizade, Alegria, Partilha, Amor e o Serviço.
Lembra-te que:
“Tens os dias iguais aos de B.P, as mesmas horas para fazeres o que ele fez,
Tens as asas que te dão liberdade, para atravessares montanhas só precisas ter vontade.”
Por isso, de B.P vem o exemplo, só depende de ti seguir o seu rasto….
Elsa Silva (agr.385 riba d`ave)
Enviar um comentário