Aprender com a diferença – É o imaginário que o Clã nº 20 do Agrupamento de Airão Santa Maria se encontra a viver.
Na vivência deste imaginário o Clã propôs-se a trabalhar em colaboração com a ACAPO (Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal) de Braga.
A primeira fase deste projecto realizou-se no passado dia 6 de Fevereiro. Data em que se realizou um Workshop tendo como oradores colaboradores da ACAPO.
Desde o desenvolvimento da criança invisual até técnicas de guia passando por Braille e tecnologias para cegos, os conhecimentos e saberes transmitidos forma muitos, tornando todos aqueles que assistiam a este feito, pessoas mais capazes e competentes a viver numa sociedade onde todos possam

Tomamos consciência do mundo, da vida, das dificuldades que todos aqueles com deficiência visual têm. E a partir de agora temos noção de como agir e como podemos ajudar estas pessoas, que muitas vezes, por ignorância, incapacidade e ate talvez arrogância, daqueles que as rodeiam, são postas à margem da sociedade.
Talvez vos pareça excessiva a forma como descrevemos esta primeira etapa, mas são estes pequenos gestos que nos fazem sentir orgulhosos, que formam pessoas e fazem a diferença. E prometemos não ficar por aqui.
Foi o primeiro passo de uma grande caminhada. Estamos prontos e aptos para o próximo passo.
Aproveitamos ainda para agradecer a todos os que nos presentearam com a sua presença.